- Área: 114500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Airtor Ortiz
-
Fabricantes: Adapta Color, Airfal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atlético de Bilbao é uma das grandes equipes de futebol europeu, e seu estádio anterior com mais de 100 anos de antiguidade, foi um dos míticos, conhecido popularmente como a "catedral do futebol".
Situado praticamente no mesmo lugar que o existente, o novo "pisa" com sua planta no velho San Mames, o que obrigou a realização da construção em duas fases, assim, não foi necessário que a equipe disputasse jogos fora de casa.
Um dos principais objetivos no desenho do Novo San Mames era o de manter a atmosfera mágica e intensa do futebol da velha "catedral". Este efeito, não apenas foi mantido como foi superado, satisfazendo amplamente as exigências de um dos melhores passatempos do mundo.
A localização do novo estádio como final da trama urbana do Ensanche de Bilbao se soma de maneira privilegiada sobre a Ría, converte o edifício numa peça arquitetônica que deve se manifestar com força, mas com respeito perante o entorno que complementa essa área da cidade. Desta reflexão surge um dos primeiros aspectos levados em conta no desenho, como a concepção do volume construído como edifício urbano, em relação com os demais e não como uma mera instalação esportiva.
Também foi reivindicado dotar de valor os lugares dos estádios que tradicionalmente não o possuem, estes são os lugares entre o perímetro do estádio e a parte posterior da arquibancada que constituem as áreas de circulação por onde se acessa e regressa da arquibancada, o lugar principal de todo o campo de futebol. Para conseguir agregar valor a esses espaços, a estratégia do projeto consiste não apenas em aportar qualidade espaciais aos mesmos, mas também que esses lugares tenham uma relação muito intensa com a cidade e o entorno. Para isto, surge como um dos elementos fundamentais e que singularizam sem dúvida o Novo San Mamés, o tratamento da fachada, utilizando a repetição de um elemento de ETFE torcido, que configura dinamismo e unidade. Este elemento estará iluminado durante a noite, criando um marco urbano sobre a Ría que projetará uma nova imagem de Bilbao para o exterior, mediante um dos sistemas de iluminação dinâmica mais avançado do mundo. A cobertura, formada por potentes treliças metálicas radiais orientadas para o centro do terreno de jogo, coberta por coxins ETFE branco, cobrindo a totalidade da arquibancada. A configuração desta está absolutamente voltada para o gramado, fazendo com que a pressão dos espectadores sobre o jogo seja máxima, recordando ao velho San Mames.
O estádio dispõe de amplas zonas para hospitalidade, com camarotes, localidades premium e suas áreas de ócio e reunião, restaurantes, cafeterias, Museu do Clube, loja oficial, além de um polidesportivo de uso contínuo para a cidade sob uma de suas arquibancadas. O projeto tem capacidade para mais de 53 mil espectadores.